Benefícios do Reiki para crianças com TEA/TDAH e T.O.D.e seus cuidadores.
Reiki é uma terapia Integrativa segura de imposição das mãos sobre a pessoa a ser tratada. A palavra Reiki tem dois significados: “REI” significa força divina e “KI” a energia divina emanada do universo. O Terapeuta através de um processo de sintonização tem a capacidade e a permissão de canalizar a energia Reiki e direciona-la para o consulente, harmonizando os chakras e pontos de bloqueio. É uma terapia Integrativa, porque busca trabalhar o ser como um todo, físico, mental, espiritual e emocional. Proporcionando bem estar, qualidade de vida em todos os campos do seu ser.
COMO O REIKI PODERÁ AJUDAR UMA CRIANÇA AUTISTA, com TDAH ou TOD:
Um estudo lançado em Portugal, feito em Viseu, na Escola Superior de Educação Jean Piaget, feito por Marina Alexandra Santos Nunes, para seu mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor foram estudados os benefícios da terapia Reiki em crianças com Transtorno de Espectro Autista. Esse estudo demonstra que a terapia Reiki, aliada ao tratamento médico que a criança já realiza, demonstrou:
- melhora em comportamentos obsessivos ou restritivos;
- após as sessões proporciona tranquilidade, relaxamento e bem estar, contribuindo para a alteração de comportamentos inadequados, facilitando a sua interação social, familiar ou na escola, (fato percebido por professores);
- pais perceberam que a criança gostava muito dos momentos da terapia e ficava mais relaxada;
- melhora no desenvolvimento global;
Da mesma forma que tem demonstrado grande ajuda no tratamento com crianças com Autismo, o Reiki auxilia no tratamento de crianças com TDAH(Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade) e T.O.D(Transtorno Opositor Desafiador) pois busca equilibrar o corpo destes pequenos como um todo, proporcionando todos os benefícios descritos acima que são percebidos com o passar das sessões.
O Reiki não promete cura, é uma terapia complementar que poderá ajudar e muito na harmonia da criança autista, com TDAH ou T.O.D. Convém também lembrar que a terapia é super benéfica para os próprios cuidadores, como os pais, que sofrem grandes desgastes no seu cotidiano.
Finalizo com destaque nas palavras de Leonardo Boff (2009), “sejamos (…) realistas e utópicos, enraizados no concreto e abertos ao possível ainda não ensaiado, andando no vale mas tendo os olhos nas montanhas. Recordemos a lição dos antigos: se não buscarmos o impossível (…) jamais conseguiremos o possível (…).” (p. 70). BOFF, L. (2009). A Águia e a Galinha: uma metáfora da condição humana (47.ª Edição). Petrópolis, RJ: Editora Vozes.
Comentários
Postar um comentário